Sociologia - Karl Marx: materialismo histórico e modo de produção


Faaaala Enemzêros, tudo bom?
Vamos falar de Karl Marx?

Karl Marx (1818 – 1883) viveu no século XIX e teve como principal influência o Filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Hegel havia formulado uma teoria dialética baseada na ideia de formação de um espírito de época, ou seja, uma ideia metafísica e coletiva que fazia com que as pessoas vivessem de certo modo.

Logo Marx foi percebendo certas contradições nessa teoria. Karl Marx acreditava na subversão de classes, e acreditava que essa subversão só seria possível por meio de uma revolução. Enquanto a teoria de Hegel seguia a ideia de imobilidade de classes sociais.

Materialismo histórico

É uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Ambos acreditavam que no século XIX, devido a alta modificação social criada pela Revolução Industrial, existia uma nova configuração, que era baseada na força de produção da Classe Burguesa e na exploração da mão de obra trabalhadora por parte dessa classe.

Marx e Engels
entendiam que sempre houve um movimento história de luta de classes e que esse movimento era a essência da humanidade. Porém essa teoria divergia do idealismo alemão, principalmente por parte de Hegel, que o movimento intelectual de cada época influenciava as pessoas. Já Marx e Engels, que as pessoas que faziam a sua época.

Para Marx e Engels, havia uma contradição no sistema capitalista. Acreditando que a classe Burguesa fazia com que a classe trabalhadora se enxergasse como produtores por meio de sua força de trabalho, mas sem acesso aquilo que é deles por direito como saúde, educação e segurança.


Quer saber mais sobre Karl Marx? Acesse nossa aula GRATUITA no YouTube.


Postar um comentário

0 Comentários